Ballet "Catarina"

Raridades? Temos! Você já ouviu falar de Catarina, ou A Filha do Bandido? A primeira vez que eu soube desse ballet foi conversando com a professora Myrna Jamus. No Livro do Ballet, de Beaumont, há o registro dessa obra, que pelo seu subtítulo poderíamos facilmente confundi-la com Marco Spada. Mas não se enganem, Catarina foi lançada 11 anos antes, em 1846, tem música de Cesare Pugni e coreografia original de Jules Perrot. A história é inspirada em um episódio da vida de Salvator Rosa, artista, poeta, filósofo e músico italiano que se torna refém de uma gangue de bandidos, liderados por Catarina. Ela, que herdou o posto após a morte do pai, é adorada pelo seu fiel tenente Diavolino, que se sente enciumado ao perceber o interesse de Salvator por Catarina. O artista realmente se apaixona por ela, a tem como musa inspiradora, mesmo tendo uma noiva chamada Florinda. Muitas perseguições, fugas e até uma celebração de Carnaval em Roma são cenários para o enredo que conta com três finais diferentes: o trágico (1846), o dramático (1849) e o feliz (1888). Se O Lago dos Cisnes tem um final diferente a cada produção, em Catarina, todos os três finais são apresentados em sequência na mesma récita! Algo um pouco fora dos padrões... A companhia responsável pelo resgate dessa relíquia, que ficou mais de 100 anos perdida, foi o Russian State Ballet of Siberia, e a estreia no repertório aconteceu em novembro de 2021. Vamos conhecer?
Catarina
Companhia:
Russian State Ballet of Siberia
Ano: 2022
Elenco:
Elena Svinko como Catarina
Georgi Bolsunovsky como Diavolino
Yuri Kudryavtsev como Salvator Rosa
Anastasia Osokina como Florinda
Download:
https://drive.google.com/file/d/1PTGtbtZBce3ly3ZgNmjC__otMuaGlydz/view?usp=share_link

Formato do Vídeo: .avi

Aplicativos Úteis:
 Clique Aqui!

Comentários

  1. Mas pelo final parece que quem concebeu Marco Spada se inspirou em Catarina. Aqui ela herdou o posto do pai, em Março Spada o pai morre pra ela casar com quem ela quer e não ser bandida. Em Março Spada o pai morre, aqui o Divino em uma cena parecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa teoria... O ballet vem da ópera de Daniel Auber, que é datada de 1852. Pode ser que o libretista tenha se inspirado...

      Excluir

Postar um comentário