Ballet "A Jovem Camponesa"


Eu começo o post de hoje fazendo um agradecimento à Hellen do @balletespacoclassicosp por ter me convidado a participar de uma live sobre a importância do estudo do ballet da técnica. Foram duas horas de live, contei várias histórias, vivências e foi uma troca muito gostosa! Adorei, tinha assunto pra conversar até de madrugada se deixasse... Contei inclusive sobre a minha plataforma na Hotmart com meus cursos voltados pra esse tipo de estudo. É uma assinatura mensal, onde a cada mês você recebe o conteúdo sobre um novo ballet pra estudar. Os módulos contemplam a história dos compositores, o processo de criação de cada ballet, a origem do enredo, sua adaptação para o palco, a análise da partitura, ato a ato, música a música e muitas curiosidades! É muito importante o conhecimento além da técnica, eu sempre bato nessa tecla, e a plataforma é uma oportunidade pra você ampliar seus conhecimentos de forma séria e com pesquisas embasadas nas melhores fontes!

Hellen, dizer obrigada é muito pouco pra expressar minha gratidão por essa oportunidade! Que você seja grandemente abençoada, você não sabe como foi importante pra mim alguém ter esse olhar para o meu trabalho que, percebo, muita gente não leva à sério. Sempre sou rotulada como "a menina dos vídeos de ballet", "a que conhece todas as versões"... Por eu não ter certas credenciais e talvez pelo caráter "não-oficial" deste blog podem me julgar como uma curiosa metida a pesquisadora, que entra no primeiro site e publica qualquer informação. Eu vou muito além disso, sou muito mais do que isso e poucas são as pessoas que enxergam isso. Não vou citar nomes pra não correr o risco de esquecer de alguém... 

Para conferir meu perfil no Dança em Rede, da SPCD: clique aqui!

Para assistir a live: clique aqui!

Para assinar a plataforma: clique aqui!

E pra hoje, um repertório mais que inédito também vindo do período soviético. Quem me acompanha no instagram, sabe que tenho feito uma série de postagens chamada Linha do Tempo, que já está na terceira temporada. O foco é falar dos ballets soviéticos e essa peça que vocês vão ver hoje eu encontrei por acaso. Ela foi resgatada para o repertório do Bashkir State Ballet e se chama A Jovem Camponesa. Originalmente composta por Boris Asafiev e com coreografia de Rostislav Zakharov, a história é uma paráfrase irônica sobre o tema de Romeu e Julieta, ambientada no interior rural russo no início do século XIX. Segundo o site da companhia, dois proprietários de terras que são vizinhos não se dão bem devido às diferentes visões de vida e métodos de agricultura e por conta dessa inimizade, os filhos Lisa e Alexei não tem a chance de se conhecer. A jovem no entanto se veste como camponesa para ter a chance de se aproximar do rapaz que conhecia apenas por boatos. Alexei ficou encantado ao vê-la e é aí que a história se desenrola... A base vem de uma obra de Alexander Pushkin. Na nova montagem do Bashkir, percebi que algumas músicas de Shostakovich complementam a produção reestreada em 2023. Espero que gostem!

A Jovem Camponesa
Companhia:
Bashkir State Ballet
Ano: 2023
Download:
https://drive.google.com/file/d/1hWlzlWK6iqNo18b7wiNzUGlPwCyNfNd8/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis:
 Clique Aqui!

Comentários